Doenças mais comuns em Rottweiler.

A raça Rottweiler apresenta basicamente duas doenças de maior incidência: problemas relacionados ao complexo gastroentérico e à displasia coxofemoral. O Rottweiler é muito suscetível às infecções virais que afetam o sistema gastrintestinal (principalmente ao Parvo vírus). Por isso um esquema vacinal deve ser rigorosamente seguido, bem como um eficiente programa de vermifugação.

Displasia Coxofemoral.
O controle e diagnóstico da Displasia Coxofemoral devem ser feito através de exames radiológicos; além disso, devemos conhecer os padreadores e seu histórico quanto à presença desta doença, já que é passada geneticam20090613112820(1)ente aos seus descendentes. Esta doença também pode ser adquirida quando o animal é submetido a esforços físicos em excesso, que pode comprometer a articulação, e ainda quando o animal apoia-se em pisos lisos.
A displasia coxofemoral é outra condição clínica que afeta muitos exemplares da raça e que consiste em uma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando, além de problemas de locomoção, dor e incômodo aos animais. A displasia coxofemoral apresenta uma variação que vai de um grau brando até um grau mais severo, no qual o animal pode ficar completamente incapacitado. Esta doença merece atenção especial por ser de caráter hereditário. Animais que apresente displasia coxofemoral devem ser retirados da reprodução para que os filhotes não venham a sofrer do mesmo mal. Não deve ser feita suplementação vitamínica e mineral sem a indicação de um Médico Veterinário. O animal deve passar por consulta no veterinário pelo menos uma vez ao ano para reforço das vacinas, vermifugação e controle de Displasia Coxofemoral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s